Terceirização de Cobrança

Sua empresa pode ganhar muito com esse serviço.


Quando uma empresa não consegue receber o valor de uma dívida, pode repassá-la para um escritório de cobrança. Essa ação, chamada de “cessão de crédito”, é prevista nos artigos 286 a 298 do Código Civil e regulada pelo Banco Central. Assim é possível repassar as carteiras de dívidas de sua empresa para um escritório especializado em algo nada agradável: cobrar.

VANTAGENS:

Profissionalização do serviço A primeira vantagem da terceirização começa no entendimento do processo. A terceirização de cobranças é um processo que envolve uma equipe de trabalho especializada, responsável por administrar a carteira de devedores de uma determinada empresa. É de responsabilidade da contratada trabalhar a base de inadimplentes, procurando cobrar, negociar e receber os valores que estão em atraso. Em diversas empresas a cobrança é realizada pelo vendedor ou representante, que naturalmente, mantém vínculo de amizade ou relacionamento comercial estreito com o cliente/devedor, o que contamina a ação de cobrança, além de interferir na relação. Com isso, além de dificultar o recebimento do título ainda há o risco de perder esse cliente.

MAIOR AGILIDADE NOS PROCESSOS E REDUÇÃO DE CUSTOS

Outra vantagem da terceirização é a agilidade. Principalmente, quando o tempo e o esforço que esta faz para reverter clientes inadimplentes já não valem mais a pena do ponto de vista do gasto de recursos financeiros e humanos. Ou seja, a dificuldade de receber é tanta que as vezes a empresa passa, em alguns casos, a gastar mais do que foi negociado com o cliente, deixando esta tarefa inviável. Uma boa empresa terceirizada de cobranças, além de contar com profissionais dedicados exclusivamente à recuperação de inadimplentes, conta com técnicas e sistemas especializados que possibilitam uma alta taxa de retorno em relação aos títulos em aberto.

Isso também possibilita a sua empresa o foco na atividade principal do negócio, evitando o desgaste da sua equipe de crédito e também com os clientes, uma vez que o processo de negociação precisa ser minuciosamente estudado e executado, sendo que sua equipe interna pode não ter o treinamento necessário para tal função.

Uma boa empresa de cobrança auxilia na solução de problemas de inadimplência, conferindo ao processo, agilidade e rapidez no recebimento de créditos pendentes.

Autor: Fernanda Zotti Rodrigues Ramos - OAB/MG 81806 (Zotti Rodrigues Ramos & Sifuentes Advogados)
Fonte:
tags: terceirização, empresa, cobrança
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