Apenas cobrar não basta, é necessário negociar

A cobrança terceirizada pode beneficiar muito sua vida.

Cobrar dívidas de clientes é uma das tarefas mais delicadas da administração de um negócio. Dependendo do contexto e de como é conduzido, esse processo pode desgastar a relação e até mesmo acarretar o fi m de um contrato, o que, nessa situação, é algo traumático para ambos os lados, sem contar o prejuízo causado pela perda do valor. Por esse nível de complexidade e para evitar essa situação, muitas empresas estão optando pela cobrança terceirizada de títulos.



Assim, essa tarefa é entregue na mão de profi ssionais capacitados e acostumados a lidar diariamente com as mais variadas situações que envolvem a cobrança de dívidas. São vários os detalhes que precisam ser tratados com muito cuidado, como a abordagem, o tom de voz utilizado durante a conversa e a percepção para entender o momento e utilizar a estratégia adequada.

Esses e outros aspectos reduzem drasticamente a chance da relação se desgastar e podem, em vez de afastar, aproximar o cliente da empresa. Isso porque uma abordagem dura demais e intransigente leva a conflitos, tornando a continuidade do processo de cobrança e até de relacionamento entre as duas empresas muito mais difícil.

APENAS COBRAR NÃO BASTA,

É NECESSÁRIO NEGOCIAR

Outro ponto que precisa ser levado em consideração é que não basta apenas fazer a cobrança. A melhor estratégia é negociar com cliente, ou seja, apresentar a ele uma proposta estruturada e aperfeiçoá-la ao longo da conversa. É necessário entender a situação de quem está devendo, as possibilidades de quitação e trabalhar em cima disso. Se ficar apenas no “me pague agora” pode ser que a empresa não veja mais a cor do dinheiro, ou consiga isso após muito custo, tempo e desgastes de ambas as partes.

Portanto, optar pela cobrança terceirizada, aliada a técnicas de negociação, é uma solução viável para evitar prejuízos causados pela inadimplência. Trata-se de uma alternativa que valoriza a imagem da empresa perante o mercado e potenciais clientes, pois mostra a disponibilidade para o diálogo e o respeito.

Autor: Roberto Heleno Gadbem - Cash Cobranças
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tags: beneficio, administração, negócio
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