Desenhar e colorir - Coisas de criança

A comunicação daquilo que não pode ser dito com palavras


As crianças expressam suas emoções de modos diferentes. Umas cantam, outras falam, muitas desenham.

O desenho infantil expressa o mundo interno da criança, sua personalidade. No desenho, especialmente naqueles de tema livre, ou sobre família e até sobre si mesmos podemos encontrar mais facilmente coisas que podem afetar as crianças no dia a dia e que passam despercebidas.

A atividade diverte, estimula a criatividade e ainda fornece uma importante ferramenta para conhecer a criança. Afinal, sentimentos e emoções sempre vão parar no papel: basta saber enxergá-los.

Deixe uma folha de papel em branco e muitos lápis diante de uma criança para ver o que acontece. Mesmo a mais inibida logo soltará a imaginação. O resultado, por mais rudimentar que seja o desenho, será um belo retrato de seus sentimentos e emoções no momento.

O mais importante é que os adultos concedam o máximo de liberdade à criança para desenhar e saibam respeitar o tempo dela. A brincadeira só tem valor se for espontânea e prazerosa, jamais uma obrigação.

Além de desenhar, colorir é outra atividade que deve ser estimulada pelos pais. Nunca subestime a importância do ato de colorir no desenvolvimento da criança, independente da sua idade.

Algumas dicas de como motivar as crianças a colorir desenhos:

- Mantenha os lápis de cor, livros para colorir num local de fácil acesso para a criança.

-  a ideia “colorir desenhos” como uma sugestão para quando as crianças estão aborrecidas/não sabem o que fazer ou como uma alternativa à televisão.

- Felicite a criança por cada desenho colorido.

- Faça do colorir desenhos uma atividade que possa ser desfrutada em conjunto

-  Se a criança lhe pedir para colorir um desenho, tente inverter a situação, pedindo que ela faça um desenho exclusivamente para você.

- Tenha sempre um livro de colorir e uma caixa de lápis de cor no carro ou na mochila quando sair com as crianças, é uma boa maneira de incentivar o ato de colorir  ao mesmo tempo que distrai as crianças em situações inesperadas.

 

Autor: GMI
Fonte: GMI
tags: desenho, comunicação, criança
hair wigs remy hair extensions cheap hair extensions human hair wigs