Crianças x Atividade física - Tire suas dúvidas

A prática de esportes é muito importante para o desenvolvimento das crianças. Porém, a maioria dos pais se pergunta sobre qual a idade certa para que seus filhos iniciem este tipo de atividade.


Para tirar essas dúvidas, confira as dicas de esportes por faixa etária e seus benefícios que o médico especializado em Medicina Esportiva - Dr. Ermelindo Matinatti, traz para você:

Natação

A natação pode ser praticada a partir da primeira infância, sem restrição de idade. Ou seja, com poucos meses, o bebê já pode se dedicar às atividades na piscina.

Os cuidados ficam por conta da evolução que, inicialmente, é feita de maneira lúdica, com alguma técnica, para só depois partir para o treinamento propriamente dito. O ideal é que as crianças só comecem a participar de competições a partir dos 9 anos.

Artes marciais


As artes marciais na infância auxiliam no desenvolvimento disciplinar e psicomotor, trabalhando coordenação motora, equilíbrio e a condição cardiorrespiratória. Todos os golpes são praticados para ambos os lados e esta bilateralidade trabalha o corpo da criança como um todo, equilibrando força, flexibilidade e coordenação.

Além dos benefícios físicos, essa atividade também promove a autoestima, o controle emocional e a obediência.

A melhor idade para iniciar a atividade é por volta dos sete anos de idade, sendo que até os 13 anos o treinamento deve ser menos intenso no que se diz respeito aos combates. O treinador deverá impor os limites para evitar a sobrecarga de esforço que poderá ocasionar lesões nos pequenos, pois há uma grande ansiedade para as situações de luta.

Futebol


O futebol, especialmente o de salão, é um dos esportes mais queridos pelos adultos e crianças. Para praticar esse esporte a idade mais indicada é a partir dos 5 anos. O futsal traz como benefícios a melhora do desenvolvimento motor, agilidade, velocidade, equilíbrio e precisão de movimentos. Aos três anos de idade, já é possível ingressar numa escolinha de futebol para um trabalho mais lúdico. O treinamento mais específico, no qual serão passados os fundamentos do futebol, como chute a gol, passe e domínio de bola, começa por volta dos cinco anos.

Musculação


A palavra musculação evoca a ideia de utilizar aparelhos para definir o corpo. Esta atividade não é recomendada para crianças. Contudo, os pequenos que praticam esportes, danças ou artes marciais podem fazer exercícios específicos para ganhar força e, dessa forma, melhorar sua performance. É o chamado reforço muscular, que pode ser feito a partir dos seis anos de idade. São exercícios que utilizam o próprio peso da criança para fortalecê-la, como abdominais, flexão de braço, pilates e ginástica. O ritmo das atividades não varia conforme o sexo da criança antes da puberdade, pois a massa corpórea dos meninos e das meninas é a mesma. Na adolescência, porém, os meninos tendem a suportar mais peso. Este tipo de musculação não apenas fortalece os ossos, como também estimula o crescimento, ajuda no controle do colesterol, aumenta a flexibilidade dos membros e melhora a autoestima – desde que orientado por um especialista. Os exercícios com peso e aparelhos ainda são um tema controverso com relação a uma idade adequada para a atividade, por isso é importantíssimo procurar um médico do esporte ou um educador físico capacitado para mais orientações.

Autor: Dr. Ermelindo Matinatti CRM-MG 29.641
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tags: atividade, criança, saúde
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