Avaliação pré-participativa

Os benefícios da atividade física são bem conhecidos. A participação melhora o condicionamento físico e a coordenação, desenvolve a autoestima e promove uma experiência social positiva para os atletas. Mas, antes de iniciar qualquer atividade física, é importante fazer uma avaliação pré-participativa com um médico do esporte.


As razões para tal iniciativa se deve à prevenção da morte súbita e de se detectar cardiopatias que poderiam se agravar diante do exercício intenso. Os benefícios são muitos:

- Detectar possíveis anormalidades cardíacas, silenciosas ou não, que podem levar ao afastamento temporário ou definitivo do esporte e em alguns casos até a morte súbita durante o esporte.

- A detecção precoce de anormalidades permite, com sua resolução satisfatória, em muitos casos, a continuidade da atividade esportiva.

- Detectar precocemente cardiopatias incipientes, que causem risco durante o exercício físico esportivo ou de lazer.

- Analisar o impacto dos treinamentos intensivos e contínuos no aparelho cardiovascular, sobretudo de atletas.

- Determinar a capacidade funcional do atleta.

- Confirmar a regressão das alterações cardíacas com o abandono dos treinamentos, constatada geralmente após três a seis meses de afastamento.

- Avaliar os riscos e os benefícios cardiovasculares do exercício.

- Detectar doenças osteomusculares, prevenindo lesões e orientando seu tratamento.

- Detectar e prevenir as consequências do uso de medicamentos, suplementos, estimulantes ou substâncias emagrecedoras nestes atletas. 

 

Autor: Ermelindo Matinatti / Ortopodia-Traumatologia CRM-MG 29641
Fonte:
tags: atividade, avaliação, saúde
hair wigs remy hair extensions cheap hair extensions human hair wigs