11 DE AGOSTO HOMENAGEM AO DIA DO ADVOGADO

Você conhece a história do “Dia do Pendura”?

Tradição que se iniciou no Primeiro Império no Brasil (1822 - 1831), o dia 11 de Agosto é conhecido como Dia do Pendura ou Dia do Advogado, e é comemorado em todo o Brasil pelos estudantes e profissionais do Direito. Mas você sabe o motivo da data?

No dia 11 de Agosto de 1827, Dom Pedro I, Imperador, criou os dois primeiros cursos de Direito, um em Olinda (Mosteiro de São Bento), outro em São Paulo. A profissão de advogado sempre foi dotada de um enorme prestígio na sociedade, e nos tempos de império, ter um advogado ou estudante de Direito em seu estabelecimento era uma grande honra para os proprietários.

Por isso, os donos de bares e restaurantes da época convidavam esses profissionais para comemorarem a data em seus estabelecimentos sem pagar a conta, como uma espécie de homenagem. Era costume que, ao final, os advogados discursassem como forma de agradecimento ao convite, e fizessem a promessa de que voltariam ao estabelecimento para pagar a conta quando formassem!


O Dia do Advogado atualmente

“Senhor garçom, tire a conta da mesa e coloque o sorriso no rosto. Seria muita avareza cobrar do 11 de Agosto”. Essa era a música repassada por gerações no Dia do Pendura, e até hoje é cantada nos estabelecimentos onde os profissionais comemoram a data. Porém, nem sempre o Dia do Advogado é motivo de comemoração para os bares e restaurantes.

Atualmente, o Brasil tem mais de 1.000 cursos de Direito espalhados pelo país. O volume de profissionais no mercado inviabiliza a tradição, e é motivo até mesmo de confusão em alguns estabelecimentos.

Para evitar tais constrangimentos, o Dia do Pendura vem mudando sua característica, adotando novas formas de comemorar o Dia do Advogado! Algumas empresas e faculdades já fazem o pendura solidário, cada um à sua forma. Entre as ações, está a arrecadação de alimentos ou agasalhos e a doação do dinheiro relativo ao que seria a conta do bar para as instituições de caridade.

Outras adotam o “pendura honesto”, em que combinam um valor abaixo do praticado com o proprietário e pagam pela conta em cima do valor combinado. É uma forma de não dar prejuízo aos bares e restaurantes, sem deixar de manter a tradição.

A Revista GMI cumprimenta todos os nossos parceiros advogados pelo seu dia!

Autor: GMI
Fonte:
tags: 11 de agosto, advogado, homenagem.