Qual o livro infantil para cada faixa etária?

Diante de tantas ferramentas tecnológicas, incentivar a leitura dos pequenos não é uma tarefa fácil. A leitura é capaz de ajudar a aprimorar as relações pessoais e desenvolver habilidades sociais, muitas vezes difíceis no começo da vida, além de estimular a linguagem oral, a imaginação e a criatividade.


Por isso, o incentivo à leitura não tem contraindicações e é recomendado por todos os especialistas.

Como escolher o livro para cada faixa etária? Para dar uma força nessa tarefa, especialistas indicam o tipo de livro mais adequado para cada idade, acrescentando quais estímulos podem ser desenvolvidos em todas as faixas etárias.

De 0 a 5 meses: escolha livros pequenos cartonados, de pano ou de plástico porque são mais fáceis de manusear. Também é importante apontar as figuras que estão no livro e dizer em voz alta o nome daquilo para o qual o bebê está olhando.

De 6 meses a 1 ano: opte por livros com texturas, figuras coloridas, ilustrações de animais e objetos que despertam a atenção. Versões com fotos de bebês são fascinantes e também podem ser usados para a ampliação do vocabulário de escuta.

De 1 a 3 anos: aposte em textos rimados (poesias, parlendas e letras de canções folclóricas) e ricos em repetições. Invista ainda em livros com muitas ilustrações, possibilitando as práticas da nomeação, descrição de cenas e objetos e construção de enredos a partir das imagens.

De 3 a 6 anos: recorra a livros com histórias mais longas e menos imagens, em especial, contos de fadas e fábulas. Opte por obras de escritores clássicos e consagrados da literatura infantil, direcionando a criança para textos de qualidade. A partir dos 3 anos, ela passa a ter um vocabulário mais amplo.

De 6 a 8 anos: ainda com imagens, os livros dessa etapa já têm como característica histórias mais longas, com cenário e personagens definidos em termos de caráter: quem é do bem e quem é do mal. Nessa idade, é fundamental que as crianças possam fazer idealizações com os heróis, rejeitando os vilões, ou por finais felizes.

De 8 a 10 anos: são indicados livros com histórias estruturadas em começo, meio e fim, cujo enredo apresente uma situação de problema a ser resolvida e aborde temas que valorizem o convívio social, como amizade, respeito às diferenças, cooperação, entre outros.

De 10 a 12 anos: o livro já conta com enredos mais densos, com uma linguagem mais elaborada. Diferentes gêneros textuais podem compor a literatura dessa faixa etária: contos, crônicas, mitos, lendas, ficção científica, policial, entre outros.

Autor: GMI
Fonte: GMI
tags: livro, infantil, educação
hair wigs remy hair extensions cheap hair extensions human hair wigs