AO INVÉS DE DAR MESADA, QUE TAL ENSINAR SEU FILHO A VIRAR EMPRESÁRIO?

Todos sabemos que criança tem de brincar, mas também pode aprender desde cedo a ter uma visão de empresário. E cabe aos pais estimularem o empreendedorismo desde o começo.


Para te ajudar, buscamos dicas de João Kepler, conselheiro da Anjos do Brasil, entidade de fomento ao investimento-anjo, e autor do livro “Educando Filhos para Empreender”.

Ser empreendedor é muito mais do que simplesmente abrir o seu próprio negócio, segundo o especialista. “Quem adota um estilo de vida empreendedor tem uma postura diferente diante da vida.”


CRIE UM AMBIENTE EMPREENDEDOR EM CASA

Faça a criança participar de todos os acontecimentos e das decisões da casa, sejam boas ou ruins. A ideia é unir a família para atingir os objetivos.


FALE SOBRE OS PROBLEMAS

Seja aberto e converse sempre com a criança sobre os problemas que a família está passando.


NÃO DÊ MESADAS

Não dê dinheiro ou coisas materiais para compensar nada que a criança faça.

De acordo com Kepler, alguns pais têm vergonha de deixar o filho vender coisas no prédio ou na escola e demonstram isso para ele. “Esta atitude pode criar um bloqueio nele no futuro.”


ELOGIE AS VIRTUDES E ESTUDE OS DEFEITOS

Valorize as virtudes e as qualidade da criança. Ensine-a a aprender a se autoavaliar de tempos em tempos e ajude-a a gerenciar suas limitações. Muitos pais costumam elogiar os aspectos que se orgulham e não investigam a raiz do problema de suas limitações.


EXPLIQUE QUE FRACASSAR NÃO MATA NINGUÉM

Muitos pais, para estimular os filhos, citam grandes líderes. No entanto, eles se esquecem de dizer quantas vezes alguns fracassaram até chegar onde chegaram.

Mas ele precisa saber que durante a sua jornada cometerá erros e terá sacrifícios até atingir a sua meta.”


ESTIMULE O CONHECIMENTO

Converse sobre negócios e outros assuntos que fogem da pauta do que a criança vê na escola e nos livros. Mostre artigos, posts, vídeos que apresentem casos de sucesso, de fracasso, de curiosidades e de histórias para ela aprender coisas fora do padrão e se inspirar.


SEJA UM MENTOR

Um mentor faz perguntas e não somente aponta o caminho porque já passou por determinadas situações. Um mentor propõe desafios, questiona e faz a criança perceber por conta própria que fazer as mesmas coisas gera somente resultados semelhantes.


SAIA DE CENA DE VEZ EM QUANDO

Um pai está sempre por perto e, com isso, a criança tem a sensação de segurança constante. Deixe seu filho ter iniciativa e dê espaço para ele fazer algumas atividades sozinho.

Com isso, ao invés de criar um filho dependente da “mesada”, você terá em casa um empreendedor que mais tarde poderá encarar a vida de maneira bem diferente, mais segura e com poder de decisão.

Autor: GMI
Fonte:
tags: mesada, filhos, educação.
hair wigs remy hair extensions cheap hair extensions human hair wigs