Harmonia da cachaça com a gastronomia brasileira

Há quem pense que a cachaça é para ser bebida sozinha. Mas assim como o vinho e a cerveja, ela também tem variações que podem ser combinadas com os mais diversos pratos da culinária.


Especialistas afirmam que o tipo de madeira do barril ao qual a cachaça é armazenada para envelhecer é um dos principais fatores que determinam a harmonização com a comida.

CACHAÇA BRANCA

Combina com aperitivos fritos como torresmo, linguiça, entre outros. A cachaça branca não passou pelo processo de envelhecimento e por isso possuem um sabor mais suave e adocicado.

CACHAÇA ENVELHECIDA

Esta bebida combina perfeitamente com uma boa feijoada de domingo. E claro, é ideal ser servida na temperatura ambiente. A cachaça envelhecida é aquela que ficou mais tempo exposta a madeira durante o processo de conservação no barril e, por isso, tem alteração na cor, no sabor e na forma.

CACHAÇA ARMAZENADA

A cachaça armazenada passa pelo mesmo processo de envelhecimento da cachaça envelhecida, com a diferença de ser armazenada em barris maiores, o que altera sua coloração, deixando-a um pouco mais clara, além de também modificar o seu sabor. Ideal para ser degustada com pratos leves como as saladas.

CACHAÇA OURO

Ideal para ser apreciada com carnes vermelhas, ou seja, um bom churrasco. A cachaça ouro é aquela em que é misturada em partes iguais, cachaça envelhecida e cachaça branca. Escolhendo uma garrafa com teor alcoólico entre 40% e 43%, você terá uma ótima combinação entre a bebida e a comida.

Autor: GMI
Fonte: GMI
tags: cachaça, gastronomia, harmonia
hair wigs remy hair extensions cheap hair extensions human hair wigs