É MAIS SAUDÁVEL SER VEGETARIANO?

Cada vez mais pessoas colocam em prática alguma das infinitas variantes do vegetarianismo.


Atualmente, são dois padrões alimentares diferentes dentre os vegetarianos. O primeiro é adotado pelos ovolactovegetarianos, que possuem alimentação baseada em cereais, leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, soja), frutas,amêndoas e castanhas, laticínios e ovos, excluindo carnes de uma forma geral (carne vermelha, aves e peixes).

Outro grupo é formado pelos vegetarianos restritos (ou vegan) que limitam o consumo de qualquer alimento de origem animal.

Para ambos, as massas e pães são importantes por possibilitar a criação de diversas combinações e possibilidades de receitas, uma vez que esses alimentos e outros carboidratos são a principal fonte de energia para os vegetarianos. Entretanto, é importante observar que a preferência por uma alimentação deste tipo deve estar pautada no equilíbrio para manutenção da saúde e conquista dos seus benefícios. Vale ressaltar ainda que, como toda dieta, se as calorias diárias forem excedidas, o vegetarianismo pode levar ao ganho de peso.

Diversos estudos na área de nutrição demonstram que a alimentação vegetariana pode ser adotada sem prejuízos à saúde, desde que alguns nutrientes recebam atenção especial: cálcio, ferro e vitamina B12. O primeiro deles pode faltar ao organismo principalmente dos vegans, uma vez que estes excluem leite e derivados. Para evitar a deficiência, é necessário inserir diariamente outras fontes de cálcio, como vegetais verde-escuros, gergelim, tofu e bebidas à base de soja enriquecidas com cálcio.

Há outras preocupações a serem levadas em conta como a vitamina B12 por estar presente apenas nos alimentos de origem animal. É importante ficar sempre atento e procurar um médico ou nutricionista para a suplementação desta vitamina, se necessário.

Já o ferro, como está presente em melhor qualidade nas carnes, precisa de atenção de todos os vegetarianos. Principalmente os que não consomem de forma adequada os vegetais verde-escuros (brócolis, espinafre, agrião, couve,almeirão) e leguminosas (feijão, soja, lentilha e ervilha), que são fontes de origem vegetal. Para melhorar a absorção de ferro destes alimentos, é interessante consumir uma fruta cítrica, como a laranja, em conjunto.

Um dos benefícios da dieta vegetariana é a alta ingestão de antioxidantes e fibras. Existem inclusive estudos mostrando que os vegetarianos possuem menos riscos de apresentar doenças crônicas como diabetes, pressão alta e colesterol alto, entre outros.

Se você está pensando em mudar, agora já conhece as regras para seguir uma dieta vegetariana equilibrada.

Autor: GMI
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tags: vegetariano, práticas, alimentação.
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