PARKINSON - PREVENIR É POSSÍVEL

Neurocirurgia

A doença de Parkinson é uma condição degenerativa do sistema nervoso central, que atinge 1% da população mundial acima de 65 anos, segundo a Organização Mundial de Saúde.

Ela está associada à diminuição da produção de dopamina, um neurotransmissor que atua no envio de mensagens para as partes do cérebro que controlam os movimentos e a coordenação.

Os primeiros sintomas incluem tremores, lentidão nos movimentos e comprometimento da marcha. Ainda assim, a atividade física é a maneira mais eficiente para prevenir e combater a doença.

Muitos estudos longos e aprofundados já fizeram a correlação entre exercícios e um risco reduzido de desenvolver Parkinson em idade avançada. Quem faz alguma atividade física aos 30 e 40 anos de idade, cerca de duas a três décadas antes da doença tipicamente se instalar, pode ter um risco diminuído em 30%.

Os benefícios do exercício vão muito além da prevenção da doença. Estudos científicos já comprovaram que os parkinsonianos que se mantêm na ativa com regularidade conseguem garantir a autonomia por mais tempo e reduzir a velocidade da progressão dos sintomas, como falta de fl exibilidade e desequilíbrio. O ideal, portanto, para que a diferença seja notada é procurar exercícios que fortaleçam o sistema cardiovascular, aumentem a flexibilidade e estimulem os músculos.


Dicas:

-Pratique algum tipo de exercício físico na maioria dos dias da semana.

-Faça uma atividade aeróbica que acelere seus batimentos cardíacos; isso tem um efeito protetor no tecido cerebral.

-Faça pelo menos 75 minutos de atividade vigorosa ou 150 minutos de atividade moderada por semana, o que resulta em cerca de 30 minutos de exercício, cinco dias por semana.

-Pratique atividades que desafiem seu corpo e que você goste, como trilha, caminhada, corrida, natação, bicicleta,

pular corda ou trampolim.





Autor: Dr. Marcos Antônio Martins dos Santos Jr.
Fonte:
tags: parkinson, neurocirurgia, prevenção.
hair wigs remy hair extensions cheap hair extensions human hair wigs