Coração Saudável no Carnaval

Cardiologia

A maior festa popular do país está chegando e, além de muita alegria, descontração e música, infelizmente, alguns abusos por parte dos foliões marcam o Carnaval. Tais abusos podem resultar em doenças sérias, como alguns tipos de  arritmias cardíacas. Especialistas membros da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) alertam para os exageros cometidos nesse período, que podem estragar a festa. “O grande problema é quando as pessoas exageram e desrespeitam os limites do próprio corpo”.

Entre os principais fatores de risco está a associação entre álcool e bebidas energéticas.

“Esta mistura, ou seu consumo excessivo, pode funcionar como catalizador para a geração de arritmias cardíacas como as extrassístoles e a fi brilação atrial”. Existe inclusive um quadro chamado de “Holiday Heart Syndrome” (Síndrome do Coração do Feriado), em que há desenvolvimento de fi brilação atrial nestas épocas festivas, geralmente devido à grande ingestão de álcool em um período muito curto, como no Carnaval.
As extrassístoles, junto com a fibrilação atrial estão muito relacionadas à ingestão alcóolica, tabagismo e desidratação.
“Cada dose de bebida alcóolica aumenta em quase 10% a chance de se apresentar um episódio de fi brilação atrial. Além disso, os energéticos podem contribuir ainda mais para o aparecimento dessas arritmias, já que estes contém cafeína”, lembra o cardiologista gaúcho Leandro Zimerman.

Como os energéticos diminuem a sensação de embriaguez, a ingestão da bebida em maior quantidade aumenta a probabilidade  de problemas cardíacos.

O Carnaval acontece em pleno verão brasileiro e, em boa parte do território nacional, os termômetros marcam elevadas
temperaturas. Segundo Zimerman, o calor excessivo aumenta o risco de eventos cardíacos, incluindo o infarto e a morte
súbita cardíaca, muito provavelmente em virtude da desidratação e perda de eletrólitos (sódio, potássio), ou seja, bebidas alcóolicas e/ou energéticos podem induzir tanto arritmias leves como fatais.

Diga não às drogas, estimulantes , evite ingestão excessiva de bebidas alcoólicas e sobretudo sua associação com energéticos!
Beba água! Descanse!
Cuide de você!
Beijo e bom carnaval pessoal

Autor: Dra. Liana Valadão Dias CRM-MG 44596 Cardiologista
Fonte:
tags: coracao, saudavel, liana.
hair wigs remy hair extensions cheap hair extensions human hair wigs