Uma boa noite de sono

Sinônimo de disposição e saúde


Que uma noite bem dormida é fundamental para a nossa saúde todos sabemos, pois dormir bem é revigorante, aumenta a disposição, favorece a memória, a concentração, a atenção e o raciocínio. Uma boa qualidade de vida certamente começa na cama.

A qualidade do seu sono começa na escolha correto do colchão, que deve oferecer conforto e relaxamento, pois quando estamos em sono profundo perdemos o controle sobre as nossas posições e do correto alinhamento postural. A maioria das pessoas age como se o sono fosse uma simples atividade do dia a dia. Dorme pouco, mal, em um colchão e com travesseiros inapropriados.

Noites mal dormidas podem se transformar em mau humor, dor na coluna, dor de cabeça, indisposição e, mais do que isso, menos qualidade de vida.

NA HORA DE COMPRAR O COLCHÃO

Deite e observe se o colchão é confortável.

Mude de posição e perceba se o colchão é firme e se molda ao seu corpo. Fique atento também à densidade, que deve ser condizente ao seu peso.

O mercado oferece colchão de molas e de espuma. Ambos podem ser apropriados. Colchões de mola são mais firmes e permitem o alinhamento central da coluna vertebral.

Os de espuma são mais flexíveis, mas duram menos. Depois de um tempo, forma-se um buraco central que oprime a coluna e obriga a pessoa a se adaptar ao colchão e não o contrário. O importante é que as curvas normais da coluna sejam preenchidas e a musculatura e estrutura óssea encontrem apoio e relaxamento.

E saiba também que, durante o sono nosso corpo produz seratonina, substância P e melatonina, substâncias que produzem sensação de bem-estar e agem como filtros do nosso organismo a situação de estresse e ansiedade.

É também durante o sono que aumentamos nossa capacidade de produzir defesas e mais nutrientes. O ser humano precisa de, em média, oito horas de sono bom e regular para uma qualidade de vida melhor. É importante observar que a qualidade de vida certamente começa numa boa noite de sono.

Por isso, a escolha do colchão é tão importante.

Autor: Isabel C. F. Tavares - Rei dos Colchões
Fonte:
tags: saúde, sono, disposição