CAUSAS
Essa situação costuma acontecer quando os pais ou pessoa próxima tracionam o braço da criança, puxando-o para cima para ajudá-lo a atravessar a rua, passar por cima de um objeto ou como forma de brincadeira. A tração causa um pequeno deslocamento da cabeça do rádio em relação aos ligamentos, produzindo a dor.
SINTOMAS
O único sintoma da pronação dolorosa do cotovelo é uma dor forte que surge logo após o acidente. Não é comum haver edema ou vermelhidão. A criança exprime dor através do choro ou evitando esticar o braço luxado. Em geral, ela deixa o braço estendido ao lado do corpo e a palma da mão fica virada para trás.
DIAGNÓSTICO
A observação do braço lesionado costuma ser o sufi ciente para determinar a ocorrência da pronação dolorosa. Um exame de imagem pode ser necessário para garantir que o problema não se trata de uma fratura do braço.
TRATAMENTO
O tratamento da pronação dolorosa do cotovelo se dá através de uma simples manobra executada por profissional gabaritado. Com isso, a cabeça do rádio volta a se alinhar. A manobra, no entanto, deve ser feita no espaço de algumas horas após a lesão. Na maioria dos casos, a criança pode retomar suas atividades assim que a dor passa, em 15 a 30 minutos.
Para evitar novos casos do problema, o mais indicado é que pais e parentes evitem tracionar o braço da criança. Quando os episódios são muito frequentes, é possível a realização de uma cirurgia para corrigir o desalinhamento.