DOR DE GARGANTA NÃO INFECCIOSA: COMO PREVENIR E TRATAR

DESCONFORTO COMUM NESSA ÉPOCA DO ANO QUE É CAUSADO PRINCIPALMENTE PELA RESPIRAÇÃO ORAL, AR SECO E POLUIÇÃO.


É possível que você nunca tenha pensado sobre isso, mas nem toda dor de garganta é causada por vírus ou bactéria. Quem tem rinite e sofre com a congestão nasal, por exemplo, pode desenvolver a chamada faringite não infecciosa simplesmente por ter de respirar pela boca. Isso ocorre porque o nariz tem duas funções indispensáveis para a respiração: aquecer e filtrar o ar que entra antes que ele chegue à garganta.

Na respiração oral, diferentemente, o ar não passa por qualquer tratamento antes de atingir a faringe. Dessa forma, ele rouba calor e umidade dessa região, que não é preparada para isso e pode sofrer irritação.


Causas

Outro responsável por muitos casos de faringite não infecciosa é o ar-condicionado, usado em escritórios, casas, carros e aviões. Isso porque, ao retirar a umidade do ar, o aparelho causa ressecamento das vias aéreas e pode deixar a garganta com aquela sensação de estar “arranhando”. O mesmo ocorre com o ar seco, resultado do próprio clima, e a poluição. Às vezes, o ar tem tão pouca umidade que o nariz não dá conta de produzir muco.

A melhor forma de acabar com a dor de garganta não infecciosa é descobrir e tratar seu agente causador. Ou seja, quem respira pela boca porque tem rinite precisa tratar a rinite. Quando a responsabilidade é da má qualidade do ar, o tratamento mais indicado é a higienização da via respiratória com soro fisiológico, que devolve umidade à mucosa nasal e remove a poluição e a poeira que possam estar acumuladas na região.


Sem desconforto

Durante o tratamento, no entanto, ninguém precisa sofrer com o desconforto causado pela irritação na faringe. Quem sente dor pode usar uma pastilha para aliviar esse incômodo.

A única ressalva é que, caso a irritação persista, a pessoa deve procurar um médico.

Para evitar esse incômodo da dor de garganta, faça uso de pastilhas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que aliviam rapidamente os sintomas dessa irritação, como dor, inchaço e dificuldade para engolir. Sua ação começa a partir de 15 minutos e dura até três horas.

Caso os sintomas persistam, procure um médico!


Autor: GMI
Fonte:
tags: dor de garganta, infecciosa, ar seco.
hair wigs remy hair extensions cheap hair extensions human hair wigs