MASTALGIA

Toda mulher um dia já sentiu...

Que mulher nunca reclamou de dor nas mamas?

Saibam que dor e sensibilidade na mama, também chamada de mastalgia, pode ir e vir com a menstruação (cíclicas) ou pode não seguir qualquer padrão (não-cíclicas).


Dor na mama cíclica é o tipo mais comum. Ela pode ser causada pelas variações mensais normais dos hormônios. Essa dor geralmente ocorre em ambas as mamas e é descrita como um peso ou dor que irradia para a axila e braço. A dor geralmente é mais grave antes da menstruação e muitas vezes é aliviada quando um período termina. Dor na mama cíclica ocorre mais  frequentemente na juventude, podendo desaparece sem tratamento em qualquer momento ou após a menopausa.

A dor na mama não cíclica é mais incidente em mulheres de 30 a 50 anos de idade. Ela pode ocorrer em apenas um dos seios. É muitas vezes descrita como uma dor aguda, uma queimação que ocorre em uma área de uma mama. Uma vez encontrada a causa do sintoma, o tratamento pode aliviar a dor.

Os fatores que contribuem podem incluir uma ou mais das seguintes opções:

- A dor na mama cíclica parece ter uma forte ligação com os hormônios reprodutivos e ciclo menstrual.

- Composição da mama Já a dor na mama não cíclica resulta muitas vezes de coisas que afetam a composição da mama, tais como cistos mamários, trauma, cirurgia, etc..

Uso de medicação

Certos medicamentos hormonais, incluindo alguns tratamentos de infertilidade e pílulas anticoncepcionais orais, e certos antidepressivos também podem influenciar.

Tamanho dos seios

- Dores no pescoço, nos ombros e nas costas podem acompanhar a dor do peito devido aos seios grandes.

Saiba que...

Raramente dor nos seios é um sintoma de câncer de mama. Ter dor na mama ou mamas fibrocísticas não significa que você está em maior risco de desenvolver câncer de mama. Se você tiver dor no peito que está localizada em apenas uma área e que seja consistente ao longo do mês, sem flutuações no nível de dor, chame seu médico para poder fazer um exame clínico da mama e decidir se é válido investigar fazendo uma mamografia ou biópsia por agulha.

E lembre-se de marcar uma consulta médica se:

-A dor na mama está te incomodando e você quer buscar tratamentos

-A dor é constante e localizada

-A dor persistir mesmo após o tratamento indicado pelo médico

-Você fez uma cirurgia na mama e está sentindo dores além do tempo descrito pelo médico como normal da recuperação.








Autor: Dr. Jorge Luiz Firmo de Paiva - Mastologia Cirurgia Geral CRM/MG 55967
Fonte:
tags: mastalgia, mastologia, outubro rosa.
hair wigs remy hair extensions cheap hair extensions human hair wigs