NOVEMBRO AZUL

Homens... previnam-se!

No mês de novembro, todo o mundo se une em prol da Campanha Novembro Azul, cujo objetivo é alertar a classe masculina sobre a importância do exame para detectar o câncer de próstata.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. O diagnóstico precoce pode aumentar em 90% as chances de cura.

E é de olho naqueles que não se cuidam que a campanha Novembro Azul foi criada. O objetivo é levar informação e reduzir os números de mortes por causa da doença. Especialistas alertam sobre importância do exame de toque a partir dos 50 anos, pois, ao contrário das mulheres, os homens não costumam procurar o médico com regularidade. O cenário complica ainda mais quando a visita é para fazer o exame de toque, por puro machismo ou vergonha. O problema é que isso tudo pode atrasar o diagnóstico do câncer e, consequentemente, as chances de cura.

A doença é silenciosa e quando apresenta algum sintoma, pode ser tarde demais. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens, perdendo apenas para o de pulmão. A sorte é que é possível prevenir. Um simples exame de sangue conhecido como PSA pode ser a salvação.

Os médicos recomendam que o primeiro PSA seja feito aos 50 anos, para a maioria dos homens, e aos 45 para aqueles que têm histórico de câncer na família.

Mas para um diagnóstico mais preciso, os médicos recomendam também o toque retal. A combinação entre o exame de sangue com o exame físico, que é o toque retal, é o que existe de melhor atualmente para a detecção precoce do câncer de próstata. O câncer de próstata detectado inicialmente tem uma chance de cura de 90%. Mais uma justificativa para o homem se cuidar antes de sentir alguma coisa.

A tendência é que homens mais jovens, mais informados e menos preconceituosos, encarem melhor o tratamento.

Cuide-se. Prevenir ainda é a o melhor remédio.

Autor: Santa Casa de Alfenas
Fonte:
tags: novembro azul, homens, santa casa.
hair wigs remy hair extensions cheap hair extensions human hair wigs