COMO O ÁLCOOL AFETA SUA DIETA

Dra. Giulia Chini esclarece

Eu sempre vejo pessoas que durante a semana seguem a dieta à risca, praticam atividade física e quando chega final de semana, não conseguem resistir àquela cervejinha com os amigos, uma caipirinha na balada, e é ai que os seus esforços durante a semana vão por água abaixo. Não estou falando que você nunca mais vai poder beber, e sim tudo questão de equilíbrio e algumas táticas para amenizar os efeitos maléficos do álcool.

O álcool contém calorias assim como os carboidratos, proteínas e gorduras, porém diferentemente desses últimos três, o álcool não é utilizado pelo nosso organismo, então ele tem dois caminhos a seguir: ou é convertido em carboidratos ,ou em gordura. Só que, quando bebemos, normalmente também comemos e, por isso, a via metabólica escolhida, na grande maioria das vezes, é a que culmina com a formação de gordura e ela vai parar na tão temida gordura localizada.


Alguns efeitos do álcool são:

– Atrapalha a capacidade do organismo em absorver os nutrientes;

– Causa desidratação; 

– Diminui a taxa de açúcar no sangue;

– Eleva os níveis de cortisol (hormônio do catabolismo);

– Diminui os níveis de testosterona, influenciando negativamente

o processo de ganho de massa muscular;

– Causa deficiência de vitaminas B1, B2, B6, B12 e C. Vitaminas de extrema importância para quem busca aumento de massa muscular.

O segredo é moderação.

Tente beber menos e/ou comer menos enquanto se bebe.

Hidrate-se bem (se possível, antes de começar a beber, tome uma garrafinha de água com gás assim irá ingerir menos álcool pelo fato de o estômago estar mais cheio).

Faça opções mais saudáveis de tira-gostos e viva em paz com a consciência!

Após a ingestão de álcool temos pico de insulina e por isso aumenta a vontade de comer carboidratos, então fique atento a suas escolhas e coma bastante proteína e vegetais antes de beber. se alimentar logo antes de beber, pode retardar a absorção do álcool pelo corpo, sendo uma ótima maneira de diminuir o catabolismo, já que muitas pessoas ficam horas bebendo , sem comer mais nada.

Cerveja: 151 cal em 1 lata/350ml

Chopp: 180 cal em 1 tulipa/300ml

Espumante: 110 cal em 1 taça/125ml

Gin: 60 cal em 1dose/30ml

Prosecco: 106 cal em 1 taça/125ml

Rum: 110 cal em 1 dose/50ml

Saquê: 50 cal em 1 dose/35ml

Tequila: 110 cal em 1dose/50ml

Uísque: 120 cal em 1 dose/50ml

Vinho tinto: 107 cal em 1 taça/125ml

Vodca: 120 cal em 1 dose/50ml

Caipirinha de limão com cachaça e açúcar: 263 cal em 1 copo/200ml

Caipirinha de limão com vodca e açúcar: 310 cal em 1 copo 200ml 

Caipirinha de morango com saquê e açúcar 282 cal em 1 copo 200ml

Autor: Dra. Guilia Chini - Nutrologia e Medicina Funcional - CRM/MG 62.760
Fonte:
tags: álcool, saúde, dieta.
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