Vem alívio perigoso

Bem estar

Se usados por um período além do indicado, os descongestionantes nasais podem causar dependência e gerar uma série de efeitos colaterais.

A baixa umidade do ar e os problemas respiratórios típicos das épocas mais frias trazem o incômodo nariz entupido. Por isso, muitas pessoas não pensam duas vezes antes de fazer uso de descongestionantes nasais. Os medicamentos vendidos sem prescrição médica, porém, podem causar problemas à saúde como taquicardia e hipertensão arterial quando usados indiscriminadamente.

Veja os perigos do uso excessivo dos descongestionantes nasais:

PROBLEMAS CARDÍACOS

Os componentes dos descongestionantes nasais causam vasoconstrição, ou seja, fecham os vasos do nariz. O problema é que isso não ocorre só no nariz. Como eles contraem os vasos sanguíneos, têm um efeito sistêmico no corpo e contraem outros vasos também. Isso pode causar arritmia, taquicardia, aumento da pressão arterial e outros problemas.


RINITE MEDICAMENTOSA

Além de todos os efeitos danosos, abusar das gotinhas diariamente pode causar ainda uma condição chamada rinite  medicamentosa, uma infl amação da mucosa de revestimento do nariz. O uso inadequado gera um efeito que é denominado “efeito rebote”; ou seja: inicialmente melhora o nariz tampado, mas depois o corneto aumenta rapidamente de tamanho, obrigando o paciente a usar novamente a medicação, perpetuando o ciclo.


VÍCIO

O alívio da congestão nasal é imediato por causa de substâncias como nafazolina,fenoxazolina e oximetazolina que descongestionam, mas causam dependência.


CIRURGIA

O desenvolvimento da rinite medicamentosa pode acabar na sala de cirurgia. Trata-se da cirurgia para redução dos cornetos nasais, também chamada de turbinectomia ou turbinoplastia.


O QUE FAZER ENTÃO?
Segundo especialistas, o correto é buscar ajuda para descobrir e tratar a causa do entupimento das narinas, que pode ser sinusite, desvio de septo ou pólipo nasal, entre outras. Lavar as narinas com soro fisiológico ou solução de água com sal e bicarbonato é uma boa alternativa para aliviar a congestão sem remédios.
Para quem já se viciou nos descongestionantes, o tratamento é feito com medicamentos orais e injetáveis que visam à  recuperação da mucosa do nariz.


Autor: GMI
Fonte:
tags: alivio, descongestionantes, nasais.
hair wigs remy hair extensions cheap hair extensions human hair wigs