Nutricionista e Nutrólogo

Apesar dos nomes parecidos e da constante confusão, nutrólogos e nutricionistas são profissionais bem diferentes.


O nutricionista

O nutricionista é um profissional que fez faculdade de Nutrição, não de Medicina, o que possibilita também o diagnóstico de deficiências e excessos no organismo, só que ele não pode receitar medicamentos. A ele cabe a função de prescrever dietas, montando cardápios adequados a cada pessoa.

O Nutrólogo

É o profissional formado em Medicina e com pós-graduação ou residência na área de Nutrologia, uma especialização em doenças provocadas pela alimentação inadequada. Entre outras ações o nutrólogo faz a prescrição de nutrição parenteral (na veia) em pacientes hospitalizados, orientam sobre a alimentação mais equilibrada para correção do peso e manutenção da saúde, recuperação de estados deficitários, acompanhamento de pessoas com necessidades especiais (atletas, idosos, crianças etc.) estudando a ação biológica dos nutrientes dos alimentos, funções parecidas ao nutricionista, mas a parte da prescrição de dieta, por lei, cabe ao nutricionista, profissional habilitado e com formação exclusivamente voltada para tal ato.

A abrangência da atuação dos nutrólogos tende a ser mais ampla, já que envolve:

- Diagnóstico e tratamento de doenças nutricionais, inclusive a diabetes mellitus, a obesidade e a hipertensão arterial, podendo solicitar e avaliar exames.

- Identificação dos erros relacionados aos hábitos de vida, alimentos e/ou estados orgânicos que contribuam para o quadro nutricional do indivíduo.

- Fornecer informações ao paciente sobre quais substâncias são benéficas e quais são maléficas nos alimentos, para que as escolhas alimentares sejam feitas para se obter maior qualidade de vida; informar que, em alguns casos, a ingestão de um determinado nutriente não significa o seu aproveitamento pelo organismo; esclarecer o funcionamento de doenças nutricionais, que envolvem desde uma simples carência de vitamina A, passando pela anemia ferropriva até anorexia nervosa, obesidade, diabetes mellitus, hipertensão arterial, inúmeros tipos de câncer, e muitas outras doenças.

- Explicar ao paciente que seus hábitos e comportamentos alimentares, bem como suas escolhas em relação ao que ingerir, em quais horários ingerir e como é feita essa ingestão, influenciam diversos mecanismos regulatórios.

- Mostrar ao paciente que a informação nutricional é de essencial importância para a redução do risco de desenvolvimento de doenças, bem como para a promoção do bem estar.

OU SEJA, NOMES PARECIDOS, PROFISSÕES DIFERENTES

Autor: GMI
Fonte: GMI
tags: nutricionista, nutrólogo, profissão diferente
hair wigs remy hair extensions cheap hair extensions human hair wigs