Cuide bem do seu coração.

Os principais cuidados com a saúde do coração estão diretamente relacionados a hábitos que podem ser incorporados no nosso dia a dia e que não custam nada, a não ser determinação.


1. Cuide da alimentação

Prefira gorduras chamadas “boas”, presentes no azeite, óleo de soja e de milho e em seus derivados, como os cremes vegetais. Adicione ao cardápio as frutas, legumes, verduras, pois são boas fontes de vitaminas, minerais e fibras. A aveia é uma ótima opção para ser incluída ao longo do dia, pois contém fibras solúveis que ajudam a diminuir a absorção do colesterol.

2. Mexa-se no trabalho

Ficar a maior parte do dia sentada pode também complicar a saúde do coração. A dica é levantar da cadeira a cada 40 minutos para ir até o bebedouro e beber pelo menos 100 mililitros de água. Com isso, você dilui o sangue e reduz o risco de formação de trombos (coágulos de sangue na circulação sanguínea). Vá ao banheiro sempre que sentir vontade, pois segurar aumenta os batimentos cardíacos e a pressão arterial, estressando o sistema cardiovascular.

3. Aposte na dieta mediterrânea

A ciência comprovou que a dieta mediterrânea faz bem ao coração. Um cardápio rico em peixes (salmão, atum), azeite extravirgem, frutas frescas e castanhas, verduras e legumes – alimentos consumidos nos países banhados pelo Mar Mediterrâneo – reduz em 30% o risco de eventos cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. A dieta também sugere o consumo moderado de queijos e vinho tinto. Esses e os outros itens acima são encontrados no Brasil, mas você pode substituí-los por opções mais acessíveis, sem comprometer os efeitos benéficos do cardápio original.

4. Moderar no sal

Você pode economizar no sal de cozinha. Dois gramas desse tempero (o equivalente a uma colher de café) têm cerca de 400 miligramas de sódio (quase 1/5 da dose diária máxima para um adulto saudável). Aderir ao sal light e ervas podem ajudá-la nessa missão.

5. Pratique atividade física e combata o colesterol alto

A alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos aeróbicos, pelo menos três vezes por semana, são medidas importantes para manter a saúde do coração. Além de ajudar na melhoria das condições do corpo, a realização de atividades físicas favorece a diminuição do colesterol ruim (LDL) e aumenta o nível do bom (HDL) no sangue. Escolha uma atividade física que te dê prazer e pratique regularmente. Vale tudo: natação, corrida, bicicleta ou caminhada.

6. Fuja do tabagismo

Fumantes correm 70% mais risco de sofrer um infarto em comparação com quem não fuma. Mais da metade dos pacientes com doenças coronárias é fumante. Se você toma pílula anticoncepcional, então, o perigo aumenta. O estrogênio presente no remédio faz o sangue coagular mais rápido, aumentando os riscos de formação de trombos. Se você é fumante, pare já!

Autor: GMI
Fonte: GMI
tags: cardiologia, coração, cudados
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