Exercite a mente!

Mente sã, corpo são! Quem, ao longo da vida, procura manter-se ativo intelectualmente tende a ter desempenho da memória melhor do que quem não se mantém ativo.


Com os passar dos anos, pode-se notar que há uma diminuição na eficiência da memória e esse fato é considerado natural por conta do envelhecimento. Porém, em casos diferentes desse, essa perda nunca é normal. A partir do momento em que as falhas começarem a interferir no dia a dia, pode ser necessária a busca de ajuda profissional para que seja identificada a causa delas. Tais falhas podem ser decorrentes de fatores do dia a dia, como sobrecarga de trabalho e estresse, ou de patologias que afetam, direta ou indiretamente, o funcionamento cerebral.

Exercitar a mente é o importante para mantê-la funcionando o mais próximo do ideal. Para isso não são necessárias tarefas específicas. O importante é procurar manter um bom nível de atividade intelectual com leituras e sempre tentar aprender coisas novas, Portanto, quem, ao longo da vida, procura manter-se ativo intelectualmente tende a ter desempenho da memória melhor do que quem não se mantém ativo.

Treinamento para a mente

Forme imagens mentais

Essa técnica é recomendada há mais de 2000 anos. A imaginação permite que se relacionem coisas que não seriam conectadas de outras maneiras, e explora as relações visuais e espaciais. A técnica é muito simples: basta utilizar imagens diferentes, não convencionais ou imagens que simplesmente interligam as informações entre si. Contudo, só criar as imagens não é o suficiente, deve-se conectá-las em pares, trios ou sequências possibilitando que a ligações entre elas façam sentido.

Crie boas pistas

O uso de imagens mentais aprimora a memória somente quando há algo que sinalize a lembrança. Boas pistas que indiquem a informação a ser lembrada são essenciais. Se você conectar uma pista muito complicada, dificilmente irá lembrar-se em um momento de pressa ou estresse. Se tiver dificuldade com palavras, pense em lugares que conheça, e estabeleça uma ordem. Por exemplo, se você não acha a chave de casa, lembre-se de onde utiliza o objeto ou para onde a leva. Crie uma sequência de lugares, até que encontre possíveis localizações para aquele objeto.

Brinque com as palavras

Pense em novas informações das formas mais variadas possíveis. Pense nelas em termos de conhecimento atualmente, mas também vá mais longe e imagine em que essas informações se relacionam com outros conhecimentos. Rimas, piadas ou músicas podem ajudar a lembrar, pois dão dicas e pistas.

Ative todo o conhecimento relevante que já foi adquirido. Quanto mais souber sobre determinado assunto, mais fácil será para lembrar-se dele. Fazer com que o conhecimento tenha sentido é essencial para maximizar o aprendizado. Explique o que está estudando para si mesmo ou para outra pessoa.

Quando se tenta ensinar alguém, é necessário relembrar e organizar as informações. Não se pode pular partes que não entendeu.

Autor: GMI
Fonte: GMI
tags: mente, exercite, intelectual
hair wigs remy hair extensions cheap hair extensions human hair wigs