Dona Lalá - Mais de meio século dedicado ao magistério.

Sociedade

E tudo começou nos idos de 1948, quando a jovem Maria da Conceição Coelho Leite terminava, no Colégio das Irmãs em Alfenas, o ensino fundamental. A filha de Francisca de Ávila Coelho e Joaquim Júlio Coelho, a dedicada Lalá, foi convidada por um tio, a alfabetizar os primos que moravam na zona rural.

E como não poderia ser diferente, nas redondezas todos já sabiam da dedicação e paciência da jovem “professorinha”,chegando ao conhecimento do então prefeito de Alfenas Dr.Fausto Monteiro. Este, preocupado com a alfabetização na zona rural, solicitou que Lalá realizasse um levantamento nos arredores do Bairro Posses, cadastrando todas as crianças em idade escolar, que precisavam ser alfabetizadas.

E qual não foi o susto quando o prefeito soube que havia cerca de 50 crianças. Com isso, ele propôs a Lalá abrir uma escola, um grande desafi o para a jovem que, apesar da insegurança, aceitou prontamente.

O espaço, um antigo celeiro, foi cedido por Francisca de Ávila Coelho viúva de Joaquim Júlio Coelho (pais de D. Lalá), que providenciou a adaptação para receber as carteiras enviadas pelo prefeito. Assim, no dia 7 de março de 1949, aconteceu a primeira aula na Escola Rural Santa Leopoldina, com 50 alunos.

No decorrer de 20 anos, novas crianças foram chegando e, gerações passaram por ali, até que, em 1969, a escolinha ganha uma nova sede, um espaço mais amplo e mais estratégico.

Mais tarde, passou pela Escola Estadual Coronel José Bento e, em seguida, efetivou-se na Escola Estadual Samuel Engel, onde permaneceu até sua aposentadoria, no ano de 1997.

Em algumas horas de conversa descontraída com nossa equipe, ela relembrou com carinho especial toda a sua trajetória. Nos contou em detalhes, passagens e situações inusitadas que presenciou ao longo dos anos, afinal foram centenas de alunos que ela, pacientemente, ensinou a ler e a escrever as primeiras palavras. Muitos deles hoje são grandes profissionais e empresários, todos levando para a vida as primeiras lições que aprenderam nos bancos daquela escolinha humilde, guiados pela querida D. Lalá.

Gerações passaram pela Santa Leopoldina, como foi o caso da família do Sr. João Manoel Filho, um ex-aluno que ela relembra bem, especialmente pelo fato de, mais tarde, alfabetizar também os fi lhos dele, o empresário José Carlos da Silva (Ponte Alta), o odontólogo Fernando Manoel da Silva, o mecânico Cláudio Manoel da Silva, o empresário Hélio Manoel da Silva e as meninas Isabel, Terezinha, Ângela e Regina.

D. Lalá é Gente Muito Importante, um ser humano que fez a diferença na vida de todos os seus alunos, um exemplo que merece destaque especial em nossas páginas.

A ela, nossos respeitos e admiração.


1º Encontro dos ex-alunos da D. Lalá Escola Rural Santa Leopoldina


Idealizado pelo ex-aluno, Fernando Manoel da Silva, o 1º Encontro dos ex-alunos da D. Lalá aconteceu no dia 28 de dezembro p.p., reunindo ex-alunos e familiares em tarde das mais emocionantes. Defronte à primeira Escola Rural Santa Leopoldina, no Bairro Posses, foi montada uma estrutura replicando a antiga sala de aula da D. Lalá. Antes dos protocolos, assim como fazia, a professora acompanhou com seus ex-alunos a execução do Hino Nacional, a oração para, em seguida, ocuparem seus lugares.

Como sendo um dia de aula, D. Lalá relembrou sua trajetória diante dos seus pupilos e de familiares convidados... foram momentos de forte emoção, com as boas lembranças vindo à tona, levando muitos às lágrimas.

D. Lalá, como sempre, atenciosa, ofereceu aos seus ex-alunos uma lembrancinha especial, uma réplica do embornal que usavam, e, dentro, o caderninho e o lápis.

Um evento perfeito, graças à união de esforços dos filhos do também ex-aluno João Manoel Filho, da fi lha da D. Lalá, Soraya e é claro, da própria homenageada, que fez questão de participar de tudo, inclusive levando o lanchinho para a hora da merenda.

Pelas fotos da GMI, detalhes do maravilhoso e inesquecível reencontro.

Autor: GMI
Fonte:
tags: Dona Lalá, 70 anos, professora
hair wigs remy hair extensions cheap hair extensions human hair wigs