Capitólio - Sua majestade, “A Rainha dos Lagos”

Escolhida como destino indutor pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais - SETUR-MG, Capitólio faz parte do Circuito Turístico Nascentes das Gerais.


A represa de Furnas brindou a região com gigantescos lagos de água verde-esmeralda - uma verdadeira praia para quem está a 600 quilômetros do litoral. O espelho d´água da região, um dos maiores lagos artificiais do mundo, tem 1.440 km² e é quatro vezes maior que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Sim, estamos falando do “Mar de Minas”.

Uma pequena cidade do interior com pouco mais de 10 mil habitantes, Capitólio abriga o magnífico Balneário Escapas do Lago, destino turístico de milhares de brasileiros.

Lago de Furnas

Criado para a instalação da Usina Hidrelétrica de Furnas, O mar de Minas, como é conhecido por aqui, compreende 34 municípios, entre eles Capitólio, considerada a “Capital do Lago de Furnas”. Um dos maiores lagos artificiais do mundo, com 1.440km² que surpreende a todos pela beleza. Mar de Minas. Um propulsor da economia local. Um gigante da diversidade ambiental, das cachoeiras, piscinas naturais e paredões, que formam belíssimos cartões postais em toda a sua extensão.

E se você ainda não conhece e quer motivos para isso, a GMI Turismo & Motors tem vários para te apresentar:

Canyons

Imagine-se aventurar entre enormes fendas e paredões com mais de 20 metros de altura à procura do desconhecido, à procura dos canyons. De repente, as fendas e os paredões se abrem e dão espaço a um cenário maravilhoso: cachoeiras com sucessivas quedas. Um lugar encantador e de beleza rara. Aqui a natureza caprichou na sua magnitude. O acesso aos canyons é pelo Lago de Furnas, por meio de lanchas, chalana e escuna. Um passeio tranquilo que leva você ao encontro da natureza que comove pela sua grandeza.

Cachoeira Lagoa Azul


Beleza exuberante, água cristalina com piscinas com tons de verde, azul ao dourado. Conta com restaurante e passeio de escuna. Para conhecer a cachoeira é cobrada uma taxa para preservação ambiental.

Cachoeira do Lobo


Possui completa estrutura para receber o turista, além de uma belíssima cachoeira. Está localizada no Município de Guapé, mas o acesso é mais fácil por Capitólio, a 14 km do centro, sendo 6 km de estrada de terra.

Cachoeira Fecho da Serra


Ótima opção para que busca se refrescar, possui inúmeros poços para banho além de trilhas que levam até uma das quedas que deságuam no lago de furnas. Fica às margens da rodovia sentido barragem e possui bar e camping.

Praia Artificial


A Praia Artificial Municipal Domingos Gonçalves Machado foi fundada em 1988. Localiza-se no perímetro urbano, no final da Rua São Sebastião. É banhada pelo Rio Piumhi e possui 24.895,12m². No local contem quadras poliesportivas, calçadão para caminhadas e ampla área para realização de grandes eventos.

Morro do Chapéu


Um dos pontos mais altos da cidade, com altura de 1.293m. Seu topo é formado por um planalto com vegetação rasteira, com varias espécies de flores silvestres, diversas nascentes de água límpida correndo em pedra e lageados, formando verdadeiras cachoeiras. Sua fauna é rica em lobos, tatus e tamanduás. Entre as aves, destacam-se os inhambus e as codornas. De seu topo tem uma visão privilegiada de grande extensão do Lago de Furnas, do Município de Capitólio, Guapé, Alpinópolis e São José da Barra.

Parque Nacional da Serra da Canastra


Há apenas uma hora do Engenho da Serra está o Parque Nacional da Serra da Canastra, uma das grandes belezas naturais do Brasil. Nele encontram-se as nascentes do Rio São Francisco que, após se alinharem em pequenos córregos, formam piscinas naturais e a famosa Cachoeira Casca D’Anta, que possui 180 metros de altura.

Com fauna e flora exuberantes, o parque é uma excelente opção de passeio para observar plantas nativas, flores de rara beleza e animais silvestres, como: lobo guará, tamanduá bandeira, o tatu canastra e o veado campeiro no habitat natural.

Trilha do Sol


Praticamente a 21 km de distância do Hotel Escarpas do Lago, passeio com piscina de água corrente, cachoeira e trilha para caminhada e restaurante. É cobrada uma pequena taxa por pessoa pela entrada, passando o dia inteiro, com possibilidade de: piscina de água corrente, cachoeiras e trilhas, restaurante, redário, chuveirão, futebol e vôlei (quadras de areia).

Gastronomia

Com tanta água, não é de se estranhar que a especialidade gastronômica da região sejam pratos à base de peixe. As traíras e tilápias são preparadas até como churrasco. O tradicional frango caipira também faz sucesso, afinal, Capitólio “tem mar”, mas ainda fica em Minas.

Autor: GMI
Fonte: GMI
tags: capitólio, furnas, majestade
hair wigs remy hair extensions cheap hair extensions human hair wigs