Projetos de Iluminação

A luz é a linguagem da arquitetura com o ser humano, pois mexe com os sentimentos e com o humor podendo deixá-lo triste ou feliz, agitado ou tranquilo.


A iluminação correta pode transformar qualquer ambiente. Ela é responsável pela primeira impressão e é ela também traz a sensação de conforto visual. Para definir um projeto de iluminação, o primeiro passo é escolher qual será a proposta para o ambiente. Uma sala pode ganhar ar romântico, intimista, alegre ou aconchegante. Um local mal iluminado, que não tem suas características valorizadas, pode se tornar frio, impessoal e sem charme.

Se a iluminação for incorreta também pode causar o ofuscamento, que é quando há desconforto e redução da capacidade de distinguir detalhes ou objetos. Isso ocorre quando a luz é mal distribuída no ambiente e apresenta contrastes excessivos. 

Ao desenvolver um projeto de iluminação, tudo é pensado.

É preciso definir quais os tipos de luminárias adequadas ao ambiente, a cor de lâmpada e, principalmente, a qualidade do material. Hoje encontramos no mercado uma diversidade de produtos, temos que tomar cuidado principalmente com as lâmpadas de led. Ela é uma excelente alternativa para diminuir o consumo de energia, mas é preciso verificar vários itens como a temperatura de cor, fluxo luminoso, certificação, garantia, etc.

Tudo isso são detalhes que só um profissional da área poderá definir.

Uma dica importante

O quarto é o local da casa onde a iluminação deve ser ainda mais confortável. Para a iluminação geral, existem lâmpadas que iluminam totalmente o ambiente quando aplicadas nas luminárias do teto. A iluminação indireta, feita por luminárias de parede ou teto, pode ser usada para produzir uma luz suave para leitura na cama, por exemplo.

Autor: GMI
Fonte: GMI
tags: projeto, iluminação, decoração