Com sabor da “Terra do Sol Nascente”

Da Terra do Sol Nascente à Terra da Garoa, a culinária japonesa atravessou o planeta, aportou em São Paulo e disseminou pelo país colecionando fã.


A popularização de sushis, sashimis e, atualmente, os famosos temakis, transformou estas e outras iguarias orientais num prato cheio para a mesa brasileira, principalmente por serem nutritivos, leves e naturais.

Sushi


Bolinhos de arroz temperados com vinagre e coberto por uma fatia de peixe cru, misturados com algas ou frutos do mar. Dependendo do formato, recheio e modo preparo recebem diversas denominações. Pode ser moldado com a mão ou enrolado.

Temaki


É o cone de alga recheado com arroz, peixe e pepino. O nome quer dizer "enrolado na mão" (Te = mão e “maki” enrolado).

A alga marinha do temaki tem que estar bem sequinha e crocante.

O temaki é uma febre entre os jovens brasileiros. 

Sashimi


Fatias finas de peixes ou de frutos do mar crus. Além de inúmeras opções de peixes usados para fazer o sashimi, existem ainda variações de corte. Usa-se tanto peixes de água salgada como as de água doce. Existem sashimis de polvo, lula, camarão, salmão, atum etc. Normalmente temperadas com shoyu e uma pequena porção e wasabi (raiz forte) que além de temperar tem a função bactericida.

Uramaki


Arroz sobre folha de nori (alga), tiras de peixe ou outros ingredientes, enrolado de forma que o arroz fique na parte externa. Ura quer dizer "fora". O uramaki normalmente vem com gergelim, que além de enfeitar, dá um sabor especial. Depois é cortado em 6 unidades. O mais conhecido é o uramaki califórnia.

Yakisoba


Trata-se de uma variação de macarrão semi-frito na chapa, servido com legumes e molho de shoyu. Costuma ser preparado também com carnes e frutos do mar.

Refeição saborosa e equilibrada em que encontramos quase todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.


UMAMI - O quinto gosto

No início do século XX, o professor e cientista japonês Kikunae Ikeda iniciou a trajetória de uma descoberta que iria revolucionar a gastronomia mundial. Ao degustar alimentos como aspargos, tomates, queijos e carnes, intrigou-se com um gosto comum entre eles, porém diferente dos outros quatro gostos conhecidos: doce, azedo, amargo e salgado. Ele chamou este gosto de UMAMI.

Ao degustar alimentos naturalmente ricos em glutamato você será capaz de observar um “algo a mais” no sabor. Inicialmente, você sentirá o impacto do gosto salgado. Logo após, além de um leve aumento da salivação, você notará uma sensação agradável no paladar, única, contínua e harmônica – isto é Umami.

Como identificar o quinto gosto?

Se você ainda não consegue identifica-lo facilmente, coloque um pedaço de parmesão na boca. Deguste-o lentamente. Depois de sentir o salgado do queijo, note um gosto diferente, que provoca mais salivação. Pronto, esse é o Umami, o quinto gosto.

Curiosidades

  • Ao preparar o bolinho de arroz, o sushiman olha para a boca do cliente e faz o sushi na medida para ser comido de uma vez só.
  • O preparo do sushi é uma atividade tipicamente masculina.
  • O motivo é que a temperatura das mãos das mulheres, tidas como mais quentes que a dos homens, poderia alterar o sabor do peixe.
  • Os japoneses nunca pedem quatro peças de nada. Para eles, o quatro é o número do azar, como é o 13 para nós e para tantas outras nações. Isso porque, em japonês, as palavras quatro e morte são escritas e pronunciadas da mesma forma: shi.
  • A disposição dos sashimis ao servir também tem um significado: as fatias de peixe representam as ondas do mar. O nabo, disposto ao final das peças, representa as espumas formadas pelas ondas ao bater na areia. Não é lindo?
  • Refeição barulhenta - Faz parte da etiqueta produzir aqueles barulhinhos ao comer macarrão ou tomar sopas, por exemplo. Mas atenção: arrotar é considerado de extrema falta de educação!
  • Não se faz - Nunca  se deve cravar um hashi em um restaurante ou casa japonesa em nenhum alimento. Esta atitude só é permitida em oratórios, templos budistas ou shintoístas para as pessoas que já morreram.

Autor: GMI
Fonte: GMI
tags: comida, japonesa, culinária
hair wigs remy hair extensions cheap hair extensions human hair wigs