Sua majestade, o cordeiro

Poucas carnes são tão nobres quanto a de cordeiro. Leve, saudável e suave, o ingrediente está presente em diversos pratos da alta gastronomia


O cordeiro é o carneiro jovem, com até 8 meses, recém-desmamado ou em período de aleitamento. Após essa fase já é considerado carneiro. A carne de cordeiro é saborosa, suculenta, nutritiva, versátil e está entre as carnes mais consumidas em boa parte do mundo, uma vez que é delicada, sem gordura saturada, palatável e de digestão rápida. Além disso, ela é uma carne bastante sofisticada e sempre está associada a ocasiões festivas e especiais.

Possui coloração vermelho-rosada, e leva vantagem devido ao seu sabor mais adocicado e aroma marcante.

Entretanto, existem aquelas pessoas que apreciam a carne com pouco tempero a fim de manter as suas características originais. Porém, quando acompanhada de vinho, louro, alecrim, hortelã e zimbro, seu sabor ganha maior destaque na culinária.

Quando falamos de corte da carne de cordeiro, automaticamente o carré é o mais lembrado. Apesar de ser o mais famoso, ele não é o único. Nos supermercados e em casas especializadas é possível encontrar cortes diferentes de pernil, paleta e lombo, costela e até mesmo picanha e o T-Bone (corte similar ao da bisteca, com espessura mais alta). O modo de preparar cada corte requer um cuidado especial e as possibilidades de tempero passam pelos mais suaves até os mais marcantes. Independente da forma que for usado, o cordeiro dá sempre um toque de sofisticação às refeições.

Receita

Carré de cordeiro ao vinho branco

 Ingredientes:

 - 700 gr. de Carré de cordeiro

- 400 gr. de batata bolinha cozida com casca

- 100 gr. de bacon

- 1 copo de vinho branco

- 1 colher de manteiga

- 2 ramos de alecrim

- 3 dentes de alho

- 150 ml de azeite virgem

- Sal e pimenta do reino moída na hora

Preparo:

1 -  Colocar numa frigideira o bacon picado finamente com um pouco de azeite; acrescentar as batatas cortadas ao meio, em fogo médio. Quando estiver quase dourado, colocar alho picado e pitada de sal. Deixar dourar o alho e desligar o fogo.

2 - Temperar os carrés, cortados com 2 ossos cada com sal e pimenta do reino moída na hora. Colocar em frigideira aquecida com fio de azeite, deixar dourar por 3 minutos de cada lado. Retirar os carrés e reservar.

3 - Na mesma frigideira, colocar uma colher de manteiga, um dente de alho picado, os ramos de alecrim e deixe dourar; coloque o vinho branco, deixe reduzir e coloque 2 colheres de água para incorporar e sal a gosto.

4 - Reaqueça os carrés no molho e sirva com as batatas quentes.


Dica de harmonização:

Carne nobre, o cordeiro sempre merece ser acompanhado por um bom vinho.

É o companheiro ideal dos Bordeaux tintos e dos Cabernet Sauvignons. Um Rioja Reserva também vai muito bem, como costumam fazer os espanhóis.

Autor: GMI
Fonte: GMI
tags: carne, cordeiro, nobre
hair wigs remy hair extensions cheap hair extensions human hair wigs