Se faça um favor. Cuide do seu coração

Cardiologia

Atualmente, as doenças coronárias ocupam a segunda posição das causas que mais matam no mundo. A previsão é que, até 2040, ocupará o primeiro lugar desse triste ranking caso não haja mudanças radicais em curto prazo.

Dados recentes do Ministério da Saúde mostram que a maioria das mortes por infarto ocorre nas primeiras horas de manifestação da doença - 65% dos óbitos acontecem na primeira hora e 80% até 24 horas após o quadro inicial. Por isso, é importante estar atento aos sinais do organismo.

No entanto, o que poucas pessoas sabem é que grande parte dessas patologias podem ser evitadas com cuidados bastante simples. 


Dicas que vão te ajudar a ter uma vida mais saudável.

1 - Siga uma dieta equilibrada - Alimentar-se bem não significa comer muito. É importante que a alimentação contemple frutas, verduras, legumes e carboidratos. Isso reflete no colesterol. Uma dieta balanceada auxilia o organismo a equilibrar proteínas e nutrientes. Frituras e carne vermelha devem ser evitadas. O consumo de peixes e de carne de porco é indicado.

2 - Vá ao médico regularmente. Com exames de rotina é possível analisar os níveis de açúcar e colesterol no organismo.

3 - Evite o tabagismo - Esse talvez seja o ponto mais importante. Não adianta fazer o check-up, dieta e exercício e continuar fumando. As substâncias do cigarro destroem o endotélio (camada de proteção das veias) e oxidam as artérias, deixando-as suscetíveis ao contato da gordura do organismo, o que ocasiona a formação de depósito de gordura em locais inadequados.
4 - Alerte seu médico sobre os casos de infarto na família - É importante fazer um acompanhamento mais aprofundado, pois a chance de desenvolver a doença é muito maior.

5 - Pratique exercícios - O que tem se notado é que a parcela mais jovem que apresenta níveis altos de colesterol também é sedentária. A prática de atividade física contribui para evitar infartos e diversas outras doenças, tais como hipertensão, diabetes e o sobrepeso.

6 - Consuma gordura saudável -  As saudáveis podem ser encontradas no azeite, no chocolate meio amargo, na castanha-do-pará e também no abacate. São as chamadas gorduras polinsaturadas, de origem vegetal.

7 - Abuse da diversão e do entretenimento - Saber administrar o stress emocional é extremamente necessário. Divirta-se, pois atividades prazerosas liberam a endorfina e equilibram o organismo.

Consulte um médico cardiologista, veja como anda a saúde do seu coração, seu condicionamento físico e saiba como adotar hábitos saudáveis que melhor se adaptam ao se estilo de vida. 


Autor: GMI
Fonte:
tags: coração, cuidados, doenças coronárias.
hair wigs remy hair extensions cheap hair extensions human hair wigs