Seja saudável...

Alimente-se bem!!!


A GMI Saúde traz dez passos para que você tenha uma alimentação saudável:

1 Fazer, pelo menos, três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e um lanche por dia. Não “pular” as refeições e evitar ficar muito tempo com o estômago vazio. Evitar “beliscar”. Isto pode ajudar a controlar o peso.

2 Apreciar a refeição e comer devagar.

3 Aumentar e variar o consumo de frutas, legumes e verduras. Comê-los cinco vezes ao dia (nas várias refeições). Elas são ricas em vitaminas, minerais e fibras.

4 Comer feijão pelo menos uma vez por dia, no mínimo quatro vezes por semana. Ele é rico em ferro, fibras e previne a anemia.

5 Reduzir o consumo de alimentos gordurosos, como: carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos, para no máximo uma vez por semana. Prefira as carnes magras e evite consumir além de uma lata de óleo por mês, para uma família de 4 pessoas.

6 Reduzir o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar para, no máximo, duas vezes por semana.

7 Reduzir o consumo de sal. Tirar o saleiro da mesa. O excesso de sal pode elevar a pressão sanguínea a níveis críticos (hipertensão).

8 Reduzir o consumo de álcool e refrigerante evitando o consumo diário. A melhor bebida é a água.

9 Manter o peso do corpo dentro de limites saudáveis. Procure um nutricionista!

10 Ser ativo. Acumular 30 minutos de atividade física todos os dias. Caminhar e subir escadas, por exemplo. Evitar passar muitas horas assistindo TV ou na frente do computador.

Para crescer, desenvolver e envelhecer com saúde, é necessário manter um comportamento alimentar adequado durante a vida toda.

As necessidades nutricionais das pessoas são variáveis em razão das diferenças de idade, sexo, atividades desenvolvidas, presença ou ausência de doenças e das fases da vida, por isso a importância de consultar um nutricionista.

Autor: GMI
Fonte: GMI
tags: saúde, alimentação, seja saudável