Entenda a Reumatologia.

O Dr. Adriano Costa de Faria, médico reumatologista comemora quase 20 anos de formado na Universidade de Alfenas. Casado com a também médica pediatra Dra. Indayá Pires Dourado, pai de três lindos filhos: Davi, Lívia e Clara, tem se dedicado a reumatologia desde então.


A reumatologia é o ramo da Medicina que se dedica ao estudo e tratamento das doenças do aparelho locomotor, ou seja, das doenças que afetam os ossos, músculos, ligamentos e tendões. Entre elas estão as lombalgias, tendinites, bursites e doenças como osteoporose, artrose, artrite reumatoide, lúpus, gota entre outras. Algumas destas doenças podem afetar outras partes e funções do nosso corpo como rins, coração, pulmões, olhos, sistema nervoso, intestino e até a pele.

Milhares de pessoas sofrem com as dores musculoesqueléticas. Essas dores reumáticas são a segunda maior causa de afastamento do trabalho e a terceira causa de aposentadoria neste país, segundo dados do INSS.

Existe a crença em geral, de que a sala de espera de um reumatologista está sempre cheia só de idosos, fato que não é necessariamente certo; embora as doenças degenerativas como artrose e osteoporose sejam mais frequentes em idosos, as do tipo inflamatórias e autoimune como artrite, lúpus, gota, esclerodermia são mais comuns em jovens, inclusive a febre reumática e artrite juvenil afetam as crianças.

O reumatologista é um especialista que na sua formação precisa passar por duas especialidades médicas (clínica médica e reumatologia) e ainda obter o título de especialista pela Sociedade Brasileira de Reumatologia/AMB.

Outras especialidades da medicina que também estão focadas no estudo do aparelho locomotor são a Ortopedia responsável pelo acompanhamento das fraturas e tratamentos cirúrgicos e a fisiatria na parte de medicina física e reabilitação.

A síndrome da fi bromialgia é uma forma frequente de

dores difusas nos músculos associada ao cansaço físico, ansiedade e até depressão. Estima que 5% da população possa desenvolver esta síndrome. No Brasil com o

 aumento da expectativa de vida estima-se que mais de 10% da população sofram com estas doenças.

Hoje o Dr. Adriano atende em Alfenas, onde reside, mas também se desloca para as cidades de Machado, Paraguaçu, Campos Gerais, Areado e Poços de Caldas.

“É importante estar mais próximo dos pacientes para facilitar o acesso mais precoce, evitando o sofrimento e as sequelas com incapacidade física”.

Autor: GMI
Fonte: GMI
tags: reumatologia, médicos, 20 anos
hair wigs remy hair extensions cheap hair extensions human hair wigs