Pilates e o despertar da consciência.

“Não importa o que você faz, mas a forma como você faz” (Joseph Pilates)


Você está consciente do seu corpo nesse exato momento? Perceba por um instante a posição em que seu corpo está: pés, joelhos, quadril, coluna, ombros, braços e cabeça. Como você avalia a sua postura corporal agora? Observe a sua respiração. Você já parou pra perceber como respira?

A vida não é medida pela quantidade de respirações, mas pela qualidade de cada uma. É o primeiro, o último e o mais importante ato de vida. Vamos fazer uma rápida experiência? Sente-se de uma forma que possa apoiar os dois pés no chão, deixando-os um pouco afastados. Alinhe os joelhos com os pés. Coloque uma mão embaixo de cada nádega, se puder, e sinta dois ossos proeminentes, os ísquios. Apoie-se sobre eles, como se fossem seus pés quando você está sentado. Imagine um fio puxando o topo da sua cabeça para o teto e sinta a sua coluna crescer! Perceba uma leve ativação no seu abdômen. Abra um pouco seus ombros, sem exagerar, e mantenha sua cabeça na linha da coluna. Se puder, feche seus olhos (não ligue pra quem está do seu lado). Respire profundo por três vezes, permanecendo com toda sua atenção voltada pra esse momento. Esteja aqui e agora...

Como você se sente agora?

Através desse pequeno exercício, você trouxe consciência para o corpo, sentiu o quanto a postura interfere na qualidade da respiração e manteve sua mente voltada para o presente, sem pensar em nada além do que você estava fazendo e sentindo nesse momento. Talvez, ao deixar a coluna ereta, tenha sentido algum incômodo. Se esse é o caso, cuidado! É um sinal de alerta.

A prática de Pilates, quando orientada por um bom profissional certificado e executada com consciência e atenção pelo aluno, promove gradualmente uma transformação a um nível profundo do corpo, da mente e do espírito. Pois o movimento consciente desperta a percepção e refina os sentidos, presenteando o praticante com um corpo forte, flexível e organizado, uma mente focada e atenta e uma vida mais alinhada com seu verdadeiro propósito: estar conectado com o momento presente e conhecer a si mesmo para poder, por fim, emanar luz, amor e consciência na vida do outro. Isso é ter SAÚDE INTEGRAL!

“Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo”

Autor: Marianne Singi é fisioterapeuta e proprietária do Espaço Prana. Há 10 anos se dedica exclusivamente ao estudo e ensino do Pilates.
Fonte:
tags: pilates, espaço prana, marianne
hair wigs remy hair extensions cheap hair extensions human hair wigs