Menopausa

Toda mulher sabe que um dia ela vai chegar: a temida menopausa.


Toda mulher sabe que um dia ela vai chegar: a temida menopausa. Menstruação irregular, ressecamento vaginal, aumento de peso e, claro, intensas ondas de calor são os mais comuns e claros sintomas sentidos. Mas se os desconfortos possuem data para começar, será que também têm um prazo para que, finalmente, desapareçam? Segundo um estudo realizado pelo Center for Outcomes Research and Evaluation, EUA, a duração média dos sintomas da menopausa é entre 5 e 6 anos. Pode ser assustador pensar nisso, mas, saiba é possível resolver esses desconfortos com tratamentos seguros. A duração da fase é só mais um dos questionamentos, existem muitos outros que ainda rondam as mentes femininas.

A reposição hormonal pode ajudar a controlar os sintomas da menopausa?

Claro que sim. Nessa fase, a mulher precisa ter muitos cuidados com a saúde, principalmente com a deficiência de hormônios. Para tratar os indesejáveis sintomas, a modulação hormonal é o tratamento mais eficaz.

Há risco de engravidar?

Na verdade ocorre uma redução de fertilidade dos 35 anos em diante, mas ela ainda existe até a menopausa, por isso, para evitar a gestação, assim que começar a apresentar os sintomas, vá ao ginecologista para definir o estágio exato em que você está e adotar um método anticonceptivo.

A menopausa causa diminuição da libido?

Sim. Isso ocorre por diversos motivos, entre eles, a menor lubrificação vaginal.

A mulher pode ganhar peso quando utiliza hormônios?

Quando a mulher entra na menopausa, existe a possibilidade de aumentar o peso na fase pré-menopausa, mesmo sem utilização dos hormônios. Atualmente já existem terapias hormonais que podem evitar o aumento de peso relacionado a retenção de líquidos.

ALGUNS CUIDADOS:

As ondas de calor e outros sintomas podem ser evitados ou aliviados com alimentação saudável, prática de exercícios e controle do stress.

- Procure andar cerca de 45 minutos a uma hora todos os dias. Caminhar libera endorfinas, que provocam sensação de bem-estar, fixam o cálcio e combatem a obesidade.

- Evite alimentos gordurosos e prefira leite desnatado, queijo branco, ricota, iogurte, peixes, aves sem pele, carnes magras, frutas e alimentos ricos em fibras.

- É muito importante hidratar bem o corpo. Redobre o cuidado com a ingestão de água.

- As fumantes devem pensar seriamente em largar o vício. Segundo um estudo de médicos da Universidade de Oslo, na Noruega, fumar acelera a entrada na menopausa. Após avaliarem mais de 2 mil mulheres, os pesquisadores concluíram que o risco de antecipação da menopausa é proporcional aos anos de vício e ao número de cigarros.

Autor: GMI
Fonte: GMI
tags: menopausa, causas, riscos
hair wigs remy hair extensions cheap hair extensions human hair wigs