Quer uma nova vida com alegria e boa disposição?

Especial Saúde

Aqui estão alguns conselhos valiosos. Comece o quanto antes e desfrute de tudo de bom que a vida pode lhe oferecer.

Pratique uma boa alimentação
- Escolha os alimentos corretamente. Opte mais pelos alimentos que a natureza produz. Evite o excesso de industrializados e principalmente evite os ultraprocessados. Descasque mais e desembale menos.

- Mastigue bem os alimentos, assim terá melhor digestão, absorção de nutrientes, saciedade e consequentemente controle do metabolismo e peso corporal.

- Evite tempero industrializados. Use e abuse dos sabores e aromas especiais de alho, cebola, alho poro, gengibre, açafrão, alecrim, coentro, orégano, manjericão, pimentas de tantos tipos, salsão, salsinha e cebolinha e tantos outros que melhoram o paladar e principalmente o valor nutricional da preparação. Todos têm poder antioxidante e antiinfl amatório tão necessários ao nosso dia a dia.

- Inclua frutas e vegetais no seu dia a dia e os consuma com casca e bagaço quando possível para aproveitar melhor todos os seus elementos. As fibras neles contidas auxiliam no bom funcionamento intestinal, na saciedade e ainda permitem uma elevação de glicemia, dentro da nossa corrente sanguínea, mais lentamente e isso é favorável inclusive para evitar ganho excessivo de peso.

- Um prato colorido significa uma boa variedade de alimentos e, portanto, de nutrientes e com isso a sua saúde agradece. - Opte por carne magras, sem gordura aparente e preferencialmente cozidas.

- Escolha um bom azeite de oliva extravirgem, rico em gorduras boas, com poder antioxidante e anti-infl amatório que promova fortalecimento do sistema imunológico, além de prevenir doenças cardiovasculares, combater o envelhecimento precoce e doenças degenerativas.

- Evite o excesso de massas, doces e açúcar.

- Hidrate-se. Beba água ao longo do dia

- Evite fazer dietas da moda.

- Experimente novos sabores, cozinhe com afeto e coma com prazer e moderação.

Cuide da sua saúde
- Há muitos recursos, mas é preciso acessá-los. Se sentir necessidade, procure um profissional que possa lhe auxiliar, seja um médico, um nutricionista, um educador físico, um psicólogo. E também um auxílio espiritual.

Tenha amigos
- Reúna-se com pessoas que lhe promovam alegria e bem-estar, garanta boas risadas e boa dose de felicidade. - Bom relacionamento com família, amigos e no trabalho é muito importante para a sua saúde, além de que faz muito bem gostar de quem gosta da gente.

Cuidado para não se magoar e não magoar os outros
- Cuide dos seus pensamentos quando você estiver sozinho e cuide de suas palavras quando você estiver com outras pessoas.

Pratique atividade física
- Não precisa esperar pra depois e nem matricular na academia. Uma boa caminhada já pode colocar seu corpo e sua mente em movimento.  Procure um tipo de atividade física que lhe traga prazer. A prática de exercícios deve ser realizada por, pelo menos, 150 minutos por semana, após a avaliação médica.

Relaxe e durma bem 
- Um sono reparador é fundamental para enfrentar bem um dia inteiro. Durante o sono são liberados hormônios que auxiliam na melhora da massa muscular e redução de gordura corporal, além de ser o momento de renovação celular, reparação orgânica e consolidação da memória. Tenha seu momento de relaxamento e de voltar a atenção a você.  

Pare  e pense
- Planeje o que você quer de melhor. Estabeleça seus objetivos e vá em busca deles. 

Em tudo dai graças
- Mesmo que não tenha tudo, seja grato por tudo que tem. Não é que as pessoas felizes são gratas, as pessoas gratas é que são felizes. Cuide-se, respeite os seus limites, se proponha a mudanças possíveis e duradouras, alimente-se bem, tenha bons relacionamentos, faça o que gosta e seja feliz. Felicidade é um presente que você pode dar a si mesmo e diariamente.

Receba uma nova vida com alegria e boa disposição. Ter saúde é se sentir bem. 



Autor: GMI
Fonte:
tags: disposição, bem-estar, boa alimentação.
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