Câncer de mama - O alerta que também vale para os homens

Mastologia



Embora seja mais frequente em mulheres, o câncer de mama também pode afetar os homens, pois desenvolve-se em células que também estão presentes nos mamilos masculinos. Ele é mais comum em homens com idades entre os 50 e 65 anos, assim como em homens que tenham casos de câncer de mama na família.


Os sintomas do câncer da mama masculino incluem:

-Nódulo indolor que pode provocar coceira;

-Ferida que não cicatriza; -Pele enrugada ou ondulada;

-Saída de sangue ou líquido pelo mamilo; -Mamilo virado para dentro;

-Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou mamilo;

-Alterações do volume da mama; -Inchaço das ínguas na axila.


A maior parte dos casos de câncer de mama não apresentam sintomas fáceis de identificar e, por isso, homens com casos de câncer de mama na família deve alertar o clínico geral para fazer exames regulares após os 50 anos para diagnosticar alterações que possam indicar câncer.


Os tipos de câncer de mama masculino podem ser:

-Carcinoma Ductal In Situ: células cancerígenas se formam nos ductos da mama, mas não os invadem ou espalham para fora da mama. É quase sempre curável com cirurgia.

-Carcinoma Ductal Invasivo: atinge a parede do ducto e desenvolve-se pelo tecido adiposo da mama. Pode-se espalhar para outros órgãos.

-Carcinoma Lobular Invasivo: Cresce no tecido adiposo da mama. É muito raro nos homens. Doença de Paget: começa nos ductos mamários e provoca crostas no mamilo, escamas, coceira, inchaço, vermelhidão e sangramento. A doença de Paget pode estar associada ao carcinoma ductal in situ ou com o carcinoma ductal invasivo.

-Câncer de Mama Inflamatório: é muito raro nos homens e consiste na inflamação da mama que provoca o seu inchaço, vermelhidão e queimação, ao contrário de formar um nódulo.

O uso de anabolizantes ou estrogênios aumentam a possibilidade de desenvolver câncer de mama. Outros fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama podem ser a radiação, cirrose, alcoolismo. Se você sente dor na mama, veja quais podem ser as outras Causas da dor na mama no homem. Portanto, homens também devem se cuidar e procurar um mastologista se aparecer qualquer sintoma nas mamas.


Autor: GMI
Fonte:
tags: câncer, mama, alerta.
hair wigs remy hair extensions cheap hair extensions human hair wigs