Viagem de trem

Uma profusão de histórias, de rostos, de paisagens que nos levam de volta ao passado


As viagens de trem vêm junto com um gostinho de nostalgia. Ainda que a malha ferroviária brasileira não seja como a da Europa, temos quase 30.000 quilômetros de trilhos e estações que servem de cenário para novelas de época. Serpenteando montanhas, vales e serras lá vão eles, encantando os turistas que fazem literalmente uma viagem ao passado a bordo de um trem.

Viajar nos trens nacionais de passeios podem garantir uma experiência incrível. Por ele você percorre roteiros que te levam para diferentes regiões do Brasil, onde há cachoeiras, vales, montanhas, campos e mirantes.

Pesquisamos alguns trajetos de trem que te levam para lugares únicos. Veja qual deles combina com o seu perfil e faça uma viagem ao passado, de volta aos tempos do transporte ferroviário.

Serra do Mar – Curitiba (PR) até Morretes (PR)

Saída: Estação Rodoferroviária de Curitiba – PR

Destino: Marumbi/Morretes/Paranaguá – PR

Percurso: 110Km

Atrações: Parque Estadual do Marumbi, região belíssima com vegetação de mata atlântica, rupestre e campos de altitude; Estação Marumbi onde descem alpinistas e trekkers; Pico do Marumbi, 1.547m de altitude em meio a uma cadeia de montanhas; quedas d’água (70m) do Rio dos Macacos sobre laje granítica; vista panorâmica da Serra da Graciosa; curvas, túneis, viadutos e pontes; e guias que informam sobre a história local e pontos turísticos. 

De volta ao passado na maria-fumaça — São João Del Rei  Tiradentes (MG)

Saída: São João del Rey -MG

Chegada: Tiradentes

Percurso: 13Km

Atrações: cidades históricas; rotunda da estação de São João Del Rey e Museu Ferroviário; o Rio das Mortes, palco da Guerra dos Emboabas (1707-1709); a Serra de São José; as fazendas mineiras.

Trem do Vinho – Bento Gonçalves (RS) até Garibaldi / Carlos Barbosa (RS)

Saída: Bento Gonçalves – RS

Destino: Garibaldi / Carlos Barbosa – RS

Percurso: 23Km

Atrações: a paisagem serrana, apresentações teatrais e de danças típicas dos imigrantes, degustação de queijos vinhos e champanhe.

Campinas (SP) até Jaguariúna (SP)

Saída: Estação Anhumas de Campinas – SP

Destino: Jaguariúna – SP

Percurso: 24,5Km

Atrações: Estação de Anhumas; Museu Dinâmico Viação Férrea Campinas-Jaguariúna; parada estratégica em Pedro Américo para apresentação do funcionamento da locomotiva e demais estações que datam de 1920.

Serras Capixabas – Viana (ES) até Araguaia (ES)

Saída: Estação Ferroviária de Viana – ES

Destino: Araguaia – ES

Percurso: 46Km

Atrações: Serras Capixabas, município de Domingos Martins e Marechal Floriano.

Belo Horizonte (MG) até Cariacica (ES)

Saída: Estação Ferroviária de Belo Horizonte – MG

Destino: Estação Pedro Nolasco – ES

Percurso: 664Km

Atrações: Ao longo da viagem vão surgindo fazendas, cidades, pequenas comunidades. O caudaloso Rio Doce e seus remansos. Represas, túneis, serras, viadutos e velhas estações

Trem do Pantanal – Campo Grande (MS) até Miranda (MS)

Saída: Estação de trem de Indubrasi – MS

Destino: Estação de Trem Miranda – MS

Percurso: 130Km

Atrações: Serra do Maracaju, Serra da Boquena, e pelas áreas com floradas de ipês. Pelo caminho, rios e cachoeiras tornam o passeio ainda mais surpreendente pela beleza da natureza do Mato Grosso do Sul.

Estrada de Ferro – Pindamonhangaba (SP) até Campos do Jordão (SP)

Saída: Pindamonhangaba – SP

Destino: Campos do Jordão – SP

Percurso: 47Km

Atrações: o belo percurso de 47km cruza a Ponte do Rio Paraíba do Sul, faz a primeira parada no Balneário Reino das Águas e segue para a Estação de Santo Antônio do Pinhal; durante o trajeto, observa-se toda a beleza do Vale do Lajeado e da Pedra do Baú; depois de uma pausa de 4h em Campos do Jordão, retorno a

Pindamonhangaba. 2. Campos do Jordão/Santo Antonio do Pinhal: 19km, embarcando na Estação Emílio Ribas, na Vila Capivari; o percurso proporciona uma visão panorâmica do ponto ferroviário mais alto do País (1.743m), chegando à Estação de Santo Antônio do Pinhal, onde é possível fazer compras e apreciar a paisagem do Mirante N. Sra. Auxiliadora. 3. Pindamonhangaba/Parque Reino das Águas Claras: percurso em 45’; o parque é dotado de ampla área verde decorada com personagens do escritor Monteiro Lobato.

Autor: GMI
Fonte: GMI
tags: viagem, trem, turismo
hair wigs remy hair extensions cheap hair extensions human hair wigs